26.9.15

capela da Mae

Capela de Nossa Senhora de Iracy

Esboço da Capela que vou construir no jardim da minha Mãe. Lembrem-se de Arquimedes, quando disse: "Deem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo". Só agora eu vejo que tem relação com isso. Essa obra terá um único ponto de apoio. Eu a tinha feito apenas com dois traços: o V e o círculo. Depois, acrescentei (em traços um pouco mais finos) a "Cruz" estilizada, que em verdade é o ideograma em mandarim 上 (shàng), que significa "pra cima, alto, superior, excelente". E que compõe 上帝 (shàng dì), que significa Deus. O altar ficará no círculo (que na execução será uma esfera). Ainda estou extasiado com a beleza dessa ideia. Ela me surgiu de repente, assim que me acordei, anteontem. Acho que foi o espírito do Niemeyer que SUBIU até Mim. Do Niemeyer e daquele Outro Arquiteto, que, dizem, desenhou este Universo...

3 comentários:

Edson Marques disse...


Esboço original 001, feito por mim em 23 de setembro de 2015.

http://mude.blogspot.com.br/2015/09/capela-da-mae.html

Capela que construirei nos jardins da minha Mãe.

Edson Marques disse...


Esboço da Capela que vou construir no jardim da minha Mãe.
Lembrem-se de Arquimedes, quando disse: "Deem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo". Só agora eu vejo que tem relação com isso. Essa obra terá um único ponto de apoio.

Eu a tinha feito apenas com dois traços: o V e o círculo. Depois, acrescentei (em traços mais finos) a "Cruz", que, em verdade, é o ideograma em mandarim 上 (shàng), que significa "pra cima, alto, superior, excelente". E que compõe 上帝 (shàng dì), que significa Deus.

O altar ficará no círculo (que em verdade será uma esfera).
Ainda estou extasiado com a beleza dessa ideia. Ela me surgiu de repente, assim que me acordei, anteontem. Acho que foi o espírito do Niemeyer que SUBIU até Mim. Do Niemeyer e daquele Outro Arquiteto, que, dizem, desenhou o Universo... rs!

Edson Marques disse...


Revisando detalhes da arquitetura e materiais.

Madrugada de sábado, 08.04.2017.

Te amo, Mãe!